A Quinta do Filoco
Estendendo-se pelas encostas sinuosas dos rios Douro e Távora, desde a beira-rio até aos planaltos de Tabuaço, as vinhas da Quinta do Filoco produzem dos melhores néctares da região duriense, património Mundial da UNESCO.
Propriedade da Família Macedo, teve a sua origem pela mão de Jeremias de Macedo em meados do século 20. Homem experiente, determinado e apaixonado pela terra onde nasceu e cresceu – A Região do Douro, foi comprando ao longo da sua vida muitos hectares de vinha e construiu uma adega, a Adega da Casa Branca. O seu sonho era produzir vinhos do Douro e do Porto.
As vinhas e a Adega foram sendo modernizadas com novos equipamentos, aliando tradição e modernidade no bem saber fazer vinho. As vinham estendem-se ao longo de cerca de 130 hectares, rodeadas por matos com vegetação tipicamente mediterrânea que contribuem para o terroir único dos vinhos Filoco.
A sabedoria e a paixão, aliadas ao terroir de cada vinha, resultam numa mistura de aromas intensos e autênticos que fazem dos vinhos Filoco uma referência da região com elevado reconhecimento internacional.
Lançamento de um novo vinho Tinto, Filoco Casarões 2017
Parceria com a Região dos vinhos verdes, no lançamento do Filoco Vinho Verde
Lançamento do Vinho Filoco Selection Branco, colheita 2013
Lançamento do 1º Vinho Filoco Rosé, colheita 2012
Lançamento do 1º Qta do Filoco Grande Reserva Touriga Nacional, colheita 2009
1ª Medalha de ouro no concurso Mundus Vini, colheita 2007 Qta do Filoco Grande Reserva
Lançamento do 1º Grande Reserva Tinto e Reserva Branco, ambos colheita 2007
– Início de parcerias com vários clientes com marca própria
Início da comercialização dos primeiros vinhos DOC engarrafados pela mão de Marta Macedo, Enóloga, da terceira geração da Família Macedo. São lançados os primeiros Filoco Branco 2006, Filoco Tinto 2005 e Filoco Reserva Tinto 2005
Continuando com o trabalho de Jeremias de Macedo Pai, os filhos adquiriram novas vinhas, com vista à elaboração de vinhos doc, e replantando-as com separação de castas. Melhoraram também a adega, com equipamentos de vinificação e estágio, próprios para elaboração dos vinhos doc.
Criação da empresa Sociedade Vitícola Foz do Távora, Lda., pela segunda geração da família Macedo, Joaquim Macedo, Armando Macedo, António Manuel Macedo e Jeremias de Macedo Júnior.
Aquisição de terras e vinhas por parte de Jeremias de Macedo. Construção da Adega da Casa Branca e início de comercialização de vinhos do porto a granel.